O Curso de Fisioterapia se insere na política da instituição, visando a formação de profissionais com sólidos conhecimentos técnico-científico e humanísticos capazes de prestarem assistência integral ao indivíduo, atendendo as necessidades de saúde local e regional.
O profissional formado deve adquirir conhecimentos sobre a realidade da saúde na qual atuará e seu papel social, principalmente na prestação da assistência biopsicossocial ao indivíduo, com objetivo de interferir nessa realidade visando a prevenção e a manutenção da saúde.
A concepção curricular do Curso abre perspectivas para que o profissional tenha conhecimentos, experiências e atividades para embasar os processos pessoais de atuação profissional relacionados ao seu auto-desenvolvimento, a sua interação com a sociedade, ao respeito pelo ser humano, objeto de seu trabalho, buscando, através da saúde plena, a integração deste no contexto social da região.
O profissional deve estar comprometido com as necessidades reais e urgentes da população, qualificando suas ações dentro de uma sociedade caracterizada pelas constantes transformações.
Atuando com esse objetivo, o fisioterapeuta egresso da UNISC está habilitado a realizar diagnósticos fisioterapêuticos através de avaliação cinetico-funcional, planejando, estabelecendo todas as etapas do tratamento. Seleciona de forma qualitativa e quantitativa, os recursos e métodos apropriados para cada caso, tais como a Cinesioterapia, Mecanoterapia, Massoterapia, Hidroterapia, Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia e a Manipulação Terapêutica.
Após a realização de um Estágio de 900hs, sob a supervisão direta de um Fisioterapeuta Docente, o acadêmico está apto a trabalhar nas diversas áreas que abrangem a fisioterapia, ou seja, neurologia, cárdio-vascular, pneumologia, traumato-ortopedia, geriatria, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, dermato-funcional, saúde pública e saúde do trabalhador.