Minicursos
Minicurso 1 - CORTESIA - “Como Valorizar os Periódicos através da Divulgação Científica”
Dra. Roberta Cerqueira, (FIOCRUZ/RJ)
Minicurso GRATUITO - dia 18/10/2016- 14h no Auditório Central
OS MINICURSOS 2 A 11 SERÃO DIVIDIDOS EM DUAS PARTES, SENDO A PRIMEIRA PARTE NO DIA 19/10/2016 (DAS 8H ÀS 10H) E A SEGUNDA NO DIA 20/10/2016 (DAS 8H AS 10H).
Minicurso 2: A utilização de acelerômetros para a mensuração objetiva de atividade física: vantagens, desafios e limitações.
Professores:
Dr. Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, UFPEL/RS
Dr. Virgílio Ramires, UFPEL, RS e IF-Sul/RS.
Sala 4205 - Bloco 42
Ementa:
- Discutir os avanços obtidos com a mensuração objetiva de atividade física
- Entender como os acelerômetros são usados para estimar a atividade física
- Discutir as vantagens, desvantagens e limitações da utilização dos acelerômetros
- Apresentar possibilidades de análises e interpretação dos dados
- Debater aspectos logísticos da coleta de dados
Conteúdo Programático:
- Mensuração objetiva de atividade física
- Acelerometria como uma possibilidade de estimar atividade física
- Interpretação do que é mensurado pelos acelerômetros e significado dessa medida
- Vantagens da utilização de acelerômetros em comparação a métodos subjetivos
- Limitações dos acelerômetros para atividades físicas específicas e distinção dos domínios
- Desafios da comparabilidade entre coletas de dados (protocolo de pesquisa, preparação e análise de dados)
- Análises baseadas em dados brutos e análises baseadas em “counts”
- Local de uso e tempo de mensuração
- Aspectos logísticos que impactam na qualidade dos dados.
Número de vagas: 60 alunos
Minicurso 3: Trabalho infantil sob o enfoque da promoção da saúde
Professora: Dra. Jacqueline Lenzi Gatti Elbern- CEREST/POA/RS.
Sala 103
CANCELADO
Ementa: Conhecimentos e informações gerais sobre o processo saúde-doença-trabalho na infância e adolescência.
Conteúdo Programático:
- Aspectos históricos e culturais do trabalho infantil
- Panorama do trabalho infantil no mundo e no Brasil
- Conceito e tipos de trabalho infantil
- Repercussões na saúde de crianças e adolescentes em situação de trabalho.
Número de vagas: máximo de 60 alunos.
Minicurso 4: Saúde mental no Brasil
Professoras:
Dra. Ana Carolina Rios Simoni (13ª Coordenadoria Regional de Saúde, RS).
Dra. Karla Gomes Nunes (UNISC/RS)
Sala 107
Ementa: Constituição do campo da saúde mental no Brasil. Rede de Atenção Psicossocial, operadores ético-técnico-políticos e desafios atuais.
Conteúdo programático:
Histórico do campo da Saúde Mental no Brasil;
- Desafios atuais para a consolidação de um modelo territorial, comunitário e em rede intersetorial de atenção às pessoas em sofrimento psíquico, suas famílias e comunidades.
- Reforma Psiquiátrica brasileira.
- Proposição e implantação da Política Nacional de Saúde Mental e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
- Operadores ético-técnico-políticos estruturantes da atual Política Nacional de Saúde Mental brasileira (intensividade do cuidado na crise, desinstitucionalização, atenção básica na saúde mental, o cuidado em álcool e drogas, financiamento em saúde mental, dispositivo da convivência e o conceito de rede).
- Desafios atuais.
Número de vagas: 60 alunos.
Minicurso 5: Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier: uma tecnologia ômica versátil para a saúde
Professor: Dr. Valeriano Antonio Corbellini, UNISC/RS.
Sala 4227 - Bloco 42 CANCELADO
Ementa: Ciências ômicas. Princípios da Espectroscopia e Absorção Molecular no Infravermelho com transformada de Fourier e sua interação com materiais biológicos. Equipamentos, técnicas e recursos estatísticos e computacionais para aquisição e tratamento de dados espectrais. Aplicações para estudos epidemiológicos e diagnóstico clínico.
Conteúdo programático:
- Ciências ômicas
- Metabolômica e avalição metabólica global.
- A Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier como plataforma analítica para a metabolômica.
- O espectro eletromagnético e a radiação infravermelha: propriedades físicas e biológicas;
- Equipamentos e técnicas de aquisição de espectros FT-IR em espécimes clínicos.
- Análise de dados espectrais: algoritmos de análise exploratória, de classificação e preditória.
Diagnóstico de estados fisiopatológicos através do reconhecimento de padrões espectrais e de quantificação de biomarcadores.
- Vantagens da FT-IR em relação a outras plataformas analíticas atualmente em uso na área de medicina laboratorial.
Número de vagas: 30 alunos
Observação: haverá aula prática no primeiro dia de aula (duração de 1 hora)
Será necessário reservar um laboratório de Informática com até 30 PCs.
Minicurso 6: O cuidado a pessoas que usam drogas: do re-en-colhimento à condição de acolhimento
Professor: Dr. Moises Romanini (UNISC/RS)
Sala 108 - Bloco 01
Ementa: Reflexão sobre a noção de acolhimento no campo da saúde coletiva. Problematização dos modos de cuidar pessoas que usam drogas, através da análise de práticas de re-en-colhimento e acolhimento na Rede de Atenção Psicossocial.
Conteúdo Programático:
Discursos Públicos sobre Drogas e as lógicas do Proibicionismo e da Redução de Danos.
O acolhimento enquanto diretriz ética, estética e política na saúde coletiva.
As práticas de recolhimento, encolhimento e colhimento nas Redes de Atenção Psicossocial.
A questão das drogas e a noção de Condição de Acolhimento.
Número de vagas: 60 alunos
Minicurso 7: Métodos de pesquisa quantitativa
Professor: Dr. Antônio Ruffino Netto – USP/Ribeirão Preto/SP
Ementa: discutir fundamentos sobre o método de investigação científica na área bio-médica.
Conteúdo programático: Discutir elementos básicos sobre o método científico. Hipóteses, leis, teorias. Variáveis: dimensões, características, hierarquização. Indicadores. Modelos gerais de investigação de hipóteses.
Número de vagas: 40 alunos
Minicurso 8: "Considerando o Gênero e suas Consequências para Pesquisas em Saúde”.
Professoras: Dra. Cléria Maria Lobo Bittar, UNIFRAN/SP.
Sala 4225 - Bloco 42
Ementa: Conhecimentos gerais sobre as diversas questões que se ligam à temática de gênero e suas repercussões para as análises de pesquisa em saúde).
Conteúdo Programático:
- Aspectos históricos e culturais dos estudos de gênero
- Gênero como categorias de análise impactos em pesquisas no campo da saúde
- Gênero: implicações para atenção em saúde
- Trabalho, Violência, Educação, Sexualidade e Saúde: diálogos possíveis sob a perspectiva de gênero.
- Programas/Políticas Nacionais que se fundamentam na perspectiva de gênero;
Minicurso 9: Revisão sistemática: Metanálise, desenho e aplicação na área da saúde
Professores:
Dr. Antônio Marcos Vargas da Silva, UFSM/RS.
Dra. Graciele Sbruzzi, UFRGS/RS.
Sala 101 - Bloco 1
Ementa: Explanar os procedimentos para elaboração e análise de revisões sistemáticas e metanálises na área da saúde.
Conteúdo programático:
- Compreender os procedimentos para elaboração de revisões sistemáticas no contexto da saúde baseada em evidência.
- Compreender o processo de desenvolvimento das revisões sistemáticas.
- Elaborar as etapas de procedimento das revisões sistemáticas.
- Desenvolver a capacidade de construção e interpretação de gráficos de metanálise.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica de metanálises e revisões sistemáticas.
Número de vagas: 60 vagas
Minicurso 10: Ações promotoras da saúde no recém-nascido prematuro".
Professoras:
Dra. Marisa Brunheroti - UNIFRAN/SP
Sala 4228 - Bloco 42
Ementa: Estudo dos fatores de risco e proteção materno-infantil e as interrelações sociais, familiares e do ambiente. Conhecimento das políticas públicas de saúde, da prevenção e promoção da saúde no desenvolvimento infantil com enfoque em grupo específico de crianças prematuras. Compreensão sobre políticas de saúde, regionalização e cuidado no desenvolvimento infantil.
Conteúdo programático:
- Discutir as metas do milênio com destaque na mortalidade infantil,
- Apontar as políticas de saúde materna-infantil,
- Descrever as ações promotoras de saúde infantil,
- Descrever os recursos públicos na assistência da saúde de grupos vulneráveis, recém-nascidos prematuros,
- Identificar os fatores de proteção e risco para recém-nascidos prematuros,
- Definir planos de ação para a prevenção e promoção da saúde que envolvem os grupos vulneráveis materno-infantil.
Número de vagas: 60 vagas
Minicurso 11: " Promoção de Saúde e Grupos Vulneráveis: Adolescentes”
Professora:
Dra Maria Georgina Marques Tonello - UNIFRAN/SP
Sala 4226 - Bloco 42
Ementa: Conceituações de vulnerabilidade social à saúde. Fatores de vulnerabilidade na infância e adolescência nas sociedades contemporâneas: exclusão social e suas interfaces com a violência; sexualidade e fatores sociais e culturais de risco; violência doméstica, entre outros.
Conteúdo Programático:
- A Adolescência e vulnerabilidade (Leitura e Discussão)
- Aula sobre homossexualidade,
-A gravidez na adolescência,
- Dinâmicas sobre orientação em saúde com adolescentes,
- Violência contra crianças e adolescentes,
- Apresentação/discussão do Filme: O Lenhador.
Número de Vagas: 60 vagas.