Programação
Adicione a agenda da Jornada em seus calendários, clicando no link abaixo:
AGENDA ATUALIZADA EM 18/set Adicionar Agenda
Ou, se preferir, você pode apenas visualizar a agenda sem adicioná-la:
AGENDA ATUALIZADA EM 18/set Visualizar Agenda
2020 |
21/set |
22/set |
23/set |
24/set |
25/set |
||||
8h às 10h Simpósios |
1 A influência de fatores linguísticos na aprendizagem da leitura (sessão 1)
|
2 Alfabetização e letramento em diferentes contextos interculturais
|
1 A influência de fatores linguísticos na aprendizagem da leitura (sessão 2)
|
3 Alfabetização midiática (sessão 1)
|
3 Alfabetização midiática (sessão 2)
|
7 Leitura e cognição (sessão 2)
|
INÍCIO 8H30 Roda de conversa Processos evolutivos e emergentes no desenvolvimento da literacia Prof. Dr. José Morais (ULB) Profa. Dra. Régine Kolinsky (ULB) Profa. Dra. Rosângela Gabriel (Unisc/CNPq)
|
||
Café/chima virtual |
Obs.: será disponibilizado um endereço do google meet para que os participantes do evento possam interagir em um ambiente descontraído. Link de acesso |
||||||||
|
21/set |
22/set |
23/set |
24/set |
25/set |
||||
10h30 às 12h Oficinas
|
1 Alfabetização, letramento e autonomia na deficiência intelectual |
2 Alfabetização: o trabalho por competências e habilidades na escola de educação básica
|
6 Narrar, contar, cantar e brincar: combinando gêneros para ensino de língua estrangeira para crianças (LEC)
|
4 Dos sons às letras - jogos linguísticos na alfabetização |
5 Leitura compartilhada: um novo olhar para a educação infantil |
3 Alfabetização para formar leitores e redatores competentes |
|||
Almoço |
|
||||||||
|
21/set |
22/set |
23/set |
24/set |
25/set |
||||
13h30-15h30 Simpósios |
5 Consciência linguística e alfabetização (sessão 1)
|
6 Currículo, formação de professores e ensino de língua: debates contemporâneo s
|
5 Consciência linguística e alfabetização (sessão 2)
|
7 Leitura e cognição (sessão 1)
|
8 Literacia, leitura e escrita em língua adicional ou no bi/multiling uismo (sessão 1)
|
8 Literacia, leitura e escrita em língua adicional ou no bi/multilinguism o (sessão 2)
|
9 Metodologias e tecnologias para ensino da leitura nos anos iniciais (sessão 1)
|
9 Metodologias e tecnologias para ensino da leitura nos anos iniciais (sessão 2)
|
|
Café/chima virtual |
Obs.: será disponibilizado um endereço do google meet para que os participantes do evento possam interagir em um ambiente descontraído Link de acesso: Link de acesso |
||||||||
|
21/set |
22/set |
23/set |
24/set |
25/set |
||||
16h-17h30 Oficinas |
12 Similaridades e diferenças entre dificuldade de leitura e dislexia
|
7 Poesias e trava-línguas na escola: características e ensino
|
8 Prática de leitura interativa para crianças pré-escolares autistas (25 vagas)
|
9 Práticas de leitura nos anos iniciais (50 vagas)
|
10 Práticas de rádio e jornal nas escolas na era digital
|
11 O ensino de estratégias de leitura em inglês
|
|||
18h |
|||||||||
|
21/set |
22/set |
23/set |
24/set |
25/set |
||||
19h |
Cerimônia de abertura Conferência Teaching higher-level language skills as a means to improve reading comprehension Profa Dra. Laura Justice (OSU/USA)
|
Conferência: Diferenciais do Sistema Scliar de Alfabetização
Profa. Emérita Dra. Leonor Scliar-Cabral (UFSC/CNPq)
|
Mesa redonda: Jornadas de Alfabetização: desafios e perspectivas
Profa. Dra. Vera Pereira (PUCRS) Profa. Dra. Angela Naschold (UFRN)
|
Mesa redonda: Como a ciência pode ajudar a educação e a alfabetização?
Prof. Dr. Roberto Lent (UFRJ) Prof. Dr. Augusto Buchweitz (PUCRS)
|
20h: Lançamento de livros e coquetel virtual de encerramento, com a participação integrantes da Cia Rústica de Teatro |