Normas para submissão de trabalhos
Tipo de trabalho: Resumo expandido
Podem submeter texto na condição de autores: professores/as da pós-graduação stricto sensu, professores/as da graduação e da Educação Básica, pesquisadores/as com mestrado ou doutorado e estudantes de doutorado e de mestrado devidamente inscritos/as no evento.
Pareceristas ad hoc poderão submeter trabalho: pareceristas poderão submeter trabalhos na condição de autores ou co-autores, no entanto, deverão informar à coordenação geral do evento (eders@unisc.br) caso a submissão ocorra para o mesmo eixo em que atuem como pareceristas.
Admite-se a submissão de 02 (dois) textos por pesquisador/a, sendo uma como autor/a e outra como co-autor/a, ou duas como co-autor/a, em português ou em espanhol, nas categorias de resumo expandido ou pôster, sendo que cada proposta pode ter até 3 (três) autores/as, sendo 01(um/a) autor/a e 2 (dois/duas) coautores/as.
Observação: Os textos submetidos, que poderão estar escritos em português ou espanhol, serão avaliados por pareceristas ad hoc. O pagamento da inscrição não garante a apresentação do trabalho, que fica condicionada à aprovação do mesmo.
O texto organizado em forma de resumo expandido, sem separação de subtítulos, deverá ter problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução, método, discussão e resultados, e conclusões. Deverá conter entre 5.000 a 9.000 caracteres com espaços, incluindo as referências. Não deverá ter notas de rodapé e deverá atender as normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e, ao final, deverá conter de 3 a 5 palavras-chave e as referências – arrolar nas referências apenas o que for citado no corpo do texto ).
Quanto à formatação, siga o template abaixo:
Tipo de trabalho: pôster digital
No momento da inscrição para apresentação de trabalho no formato pôster digital, o/a autor/a deverá submeter um arquivo.docx (formato Word) contendo um resumo simples do trabalho para os Anais do evento (mínimo de 1.500 caracteres e máximo de 2.500, incluindo espaços; fonte Times New Roman, n.12, espaçamento 1,5; o resumo simples não deve conter referências bibliográficas).
Informação importante: os pôsteres serão expostos de modo virtual no site do evento.
Como o sistema de submissão aceitará apenas um arquivo, o poster deverá ser enviado em formato PDF para o e-mail
O pôster deverá ser formatado em arquivo Power Point e salvo em formato PDF. O cabeçalho do pôster digital deve iniciar com o nome do evento e o ano (é possível obter e usar a imagem-logo do evento disponível no site).
Tipo de trabalho: pôster digital
- Podem submeter pôster alunos/as de graduação, graduados/as, professores/as da educação básica e especialistas. Orientadores/as podem assinar como co-autores/as.
- Especificações técnicas do arquivo Pôster Digital:
Dimensões do pôster: largura: 75 cm e altura: 100 cm (720 x 1280 pixels);
O arquivo poderá conter imagens e texto. No cabeçalho deve-se apresentar, em destaque, o título do trabalho, o nome do/a autor/a e coautor/es/as, se houver, além do nome do/a orientador/a e o curso de graduação a que pertence autor/a e coautor/es/as;
O conteúdo do pôster digital deve conter Introdução, objetivos, metodologias, resultados e conclusões. Se necessário, é permitido utilizar recursos gráficos como tabelas ou imagens, desde que estejam em harmonia com o texto. - ATENÇÃO: ENVIE O PÔSTER APENAS EM FORMATO PDF. NÃO SERÃO ACEITOS ARQUIVOS EM OUTROS FORMATOS.
Dicas para construir o pôster digital:
- Abra o Power Point e crie um documento novo;
- Vá em DESIGN / tamanho de slide / tamanho de slide personalizado;
- Altere o modo paisagem para o modo RETRATO;
- Altere os valores de largura para 75 cm e de altura para 100 cm;
- Desenvolva o seu pôster;
- Salve e submeta seu arquivo em formato pdf (o tamanho do arquivo não poderá ultrapassar 8 MB).