Entende-se como um dever, uma obrigação, que o aluno construirá com o decorrer do Curso. Assim sendo, o aluno se auto desenvolverá nas competências e habilidades quanto a atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, administração e gerenciamento, liderança e educação permanente.
Atenção à Saúde
Formar Cirurgiões-Dentistas voltados para os problemas de saúde bucal do indivíduo e da coletividade, que promovam ações preventivas, conscientes de seu papel como agentes integrados na comunidade, com princípios legais e éticos, sem usar a saúde para a sua própria promoção.
Tomada de decisões
Desenvolver nos alunos a capacidade de tomada de decisões e o senso crítico para avaliar, relacionar e indicar técnicas e materiais lançados e introduzidos constantemente na prática clínica, baseados nos conhecimentos científicos. Sem deixar de lado a sensibilidade clínica no trato e aplicação de novas tecnologias, mas sobretudo, evitando o sobre-tratamento.
Comunicação
Desenvolver no aluno a arte de ouvir, ser acessível e principalmente, manter a confidencialidade das informações a ele confiados, seja na interação com os profissionais ou com o público em geral. O aluno deve desenvolver a capacidade de comunicação utilizando as diversas formas da linguagem, seja ela escrita, verbal e não-verbal. O domínio de pelo menos uma língua estrangeira é também, um compromisso.
Liderança
Os profissionais de saúde deverão assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
Administração e gerenciamento
Formar um profissional consciente de seu papel de agente capaz de atuar no gerenciamento e administração de recursos físicos e materiais da força de trabalho, aptos a serem empreendedores, empregadores, gestores e lideranças na equipe de saúde.
Educação permanente
Os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma os profissionais da saúde enquanto profissionais e alunos, devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.