A implantação do Curso de Enfermagem se insere na política da Instituição, visando à formação de profissionais com sólidos conhecimentos técnico-científicos e humanísticos capazes de prestarem assistência integral ao indivíduo, atendendo às necessidades de saúde local e regional.
O profissional formado deve adquirir conhecimentos sobre a realidade da saúde na qual atuará e sobre o seu papel social, principalmente na prestação da assistência biopsicossocial ao indivíduo, com o objetivo de interferir nessa realidade visando à prevenção e à manutenção da saúde.
A concepção curricular do curso abre perspectivas para que o profissional tenha conhecimentos, experiências e atividades para embasar os processos pessoais de atuação profissional relacionados ao seu auto-desenvolvimento, à sua interação com a sociedade, ao respeito pelo ser humano, objetivo de seu trabalho, buscando através da saúde plena a integração deste no contexto social da região. Este profissional deve estar comprometido com as necessidades reais e urgentes da população, atuando em hospitais, ambulatórios, consultórios, unidades sanitárias, clínicas, empresas, creches, instituições de saúde e outras organizações sociais, qualificando suas ações dentro de uma sociedade caracterizada pelas constantes transformações. A atuação do enfermeiro como promotor da interação do ser humano social com seu ambiente, preservando a integridade do corpo humano, possibilita ao mesmo ser um agente de mudanças e de intervenção na sociedade. Essas características direcionam o profissional formado para o uso pleno de sua cidadania, reforçando sua autonomia intelectual e decisória. A proposta privilegia a formação do enfermeiro crítico e reflexivo, com as seguintes competências e habilidades.