As áreas de atuação destacadas pelo curso correspondem a quatro campos comuns de atuação do economista profissional, quais sejam:
Concentração de estudos em Agronegócios – essa área de concentração oferece ao estudante uma visão sistêmica, integrando na formulação de estratégias de concorrência, a interação com o contexto econômico e social no qual se inserem as distintas cadeias e sistemas produtivos do agronegócio. Esse profissional deve ser capaz de atuar como gestor em todos os segmentos envolvidos nos sistemas agronegociais, desenvolvendo uma compreensão da dinâmica do mercado, das instituições, valorizando o papel da inovação e os impactos do agronegócio sobre a economia local, regional e global, a saúde das pessoas e sobre o meio ambiente.
Concentração de estudos em Economia Internacional – essa área apresenta um panorama abrangente e atualizado dos conceitos básicos e das grandes questões da economia internacional, visando oferecer instrumentos úteis para a atuação dos profissionais de empresas e organizações. O mercado precisa de um agente que saiba trabalhar em ambos os cenários, o profissional de economia e negócios internacionais, proporcionando os instrumentos teóricos e práticos para enfrentar os desafios do mundo global e aproveitar as oportunidades dos mercados internacionais.
Concentração de estudos em Meio Ambiente – esta área de concentração busca a formação de profissionais que atendam a resolução de questões ambientais e que evidenciem esforços no sentido de promover o desenvolvimento sustentável. Esse profissional deve ser capaz de entender e avaliar as alternativas tecnológicas postas para as empresas e de trabalhar com ferramentas de gestão ambiental em diversos segmentos da sociedade.
Concentração de estudos em Finanças Empresariais - oferece aos alunos uma visão ampla sobre o funcionamento dos mercados financeiros, sua organização institucional e a sua função como instrumento de alocação eficiente de riqueza e de risco na economia. Os alunos que optarem por essa área poderão atuar como analistas, gestores ou investidores financeiros, valendo-se de uma visão teórica unificada dos diversos mercados e do domínio das técnicas profissionais mais consagradas.