AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Iniciativa tem mais de 20 anos de atuação e já beneficiou mais de 2 mil pessoas

Desde 2002, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem o Projeto de Extensão Diagnóstico Bucal. A proposta estrutura-se na lógica do diagnóstico precoce e definitivo de lesões na boca. Nesses mais de 20 anos, já realizou mais de 4 mil atendimentos e beneficiou mais de 2 mil pessoas da comunidade de Santa Cruz do Sul e região, com atendimentos gratuitos na Clínica de Odontologia da Universidade. 

Atualmente, a proposta é coordenada pelo professor Leo Kraether Neto com suporte da bolsista e aluna do Curso, Ellen Almeida Mello. Os pacientes que chegam na Clínica normalmente são encaminhados por um profissional da área, pelo posto de saúde, ou chegam por conta própria. “É feita uma avaliação inicial de quem chega até aqui, uma triagem. Quando tem alguma alteração na boca, acaba passando pelo Projeto.”

As alterações citadas pelo professor podem ser lesões indolores na boca, gengivas; que mudam de cor; ou com aumento de volume; ou vermelhidão; e que demoram para cicatrizar. “Quando identificamos que pode ser uma alteração maligna, buscamos fazer um encaminhamento o mais rápido possível. Nós contrarreferência para a unidade de saúde do próprio paciente. E, a partir dali, segue o fluxo. Nos casos malignos é mais rápido e o paciente já sai do posto com uma consulta organizada para atendimento no Centro de Oncologia do Hospital Ana Nery, que é referência nesses casos. Já as benignas, normalmente, conseguimos resolver aqui na Clínica.”

A iniciativa atende pessoas de todas as faixas etárias, mas a procura maior é por pessoas com mais de 50 anos. O retorno é sempre positivo. “Via de regra fazemos um atendimento que está carente nos municípios ao prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade bucal”, explica o professor.

Um destes retornos é do morador de Santa Cruz do Sul, Gilberto Amorim da Silva, de 72 anos. Ele foi encaminhado à Unisc, por um dentista, para análise mais aprofundada de manchas brancas que apareceram na boca dele. “Só tenho elogios ao atendimento, tanto na recepção, quanto no consultório. Não  houve espera, fui atendido na hora marcada”, relata Gilberto, que retorna à Unisc nos próximos dias, para dar andamento ao atendimento.

Como participar

Os encaminhamentos podem ser feitos por dentistas, via posto de saúde, ou procura espontânea na Clínica da Unisc. O espaço está localizado no bloco 32 da Universidade. Mais informações sobre a avaliação podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp (51) 3717​-1115​.

Maio Vermelho

O mês de maio é referência na conscientização para prevenção do Câncer de Boca. É nesta época, anualmente, que o Curso de Odontologia da Unisc, por meio do Projeto de Diagnóstico Bucal, realiza o Simpósio Câncer de Boca. A atividade é voltada para estudantes e profissionais da Odontologia, e traz o convite para olhar com mais atenção para a saúde bucal e a luta contra o câncer de boca, promovendo informação, prevenção e esperança. A programação contempla diversas palestras e roda de conversa sobre as novas perspectivas relacionadas ao tratamento do câncer de boca, e a abordagem multidisciplinar oferecida, visando o conforto do paciente. Com o passar dos anos, a proposta tem dado tão certo que a comunidade começa a participar e tem aumentado o público das edições.

Bolsita Ellen Mello e professor Leo Kraether Neto Foto Bruna Lovato

Estudante Ellen Mello e professor Leo Kraether Neto - Foto: Bruna Lovato/Unisc

MENU PRINCIPAL