O evento ESG Experience: buscando novos valores para os negócios reuniu cerca de 160 participantes no auditório Memorial da Unisc
Santa Cruz do Sul foi o centro dos debates na região em torno da temática ESG (sigla em inglês para Enviromenntal, Social and Governance), em tradução livre - meio ambiente, social e governança, nesta terça-feira, 3. O evento ESG Experience: buscando novos valores para os negócios reuniu cerca de 160 participantes no auditório Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Apresentações de palestras e de cases de empresas integraram a programação que se estendeu pela manhã e à tarde.
Promovido pela Associação Comercial e Industrial do município (ACI), junto com a Unisc, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Sebrae/RS e o Grupo Gazeta da Comunicações, o encontro inédito buscou disseminar as práticas de ESG no meio corporativo.
Na fala de abertura do evento, o presidente da ACI e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Cechinato, destacou o protagonismo da inciativa e sua importância diante dos impactos da ação do homem no meio ambiente, já comprovados pelas alterações climáticas, e suas graves consequências na economia e na vida do planeta. Exaltou ainda a expressiva participação do público, formado em grande parte por profissionais de empresas, e o qualificado time de palestrantes e painelistas reunidos no encontro. “Seguramente este é um dos maiores eventos do interior do Estado na área de ESG”, afirmou.
Presidente da ACI "Resultados acima das expectativas"/ Fotos: Rodrigo Assmann
A vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, mencionou o engajamento da Universidade com o tema também em sua grade de cursos. “Um MBA em ESG já está com as inscrições abertas na UNISC”, anunciou. Para Andreia, o envolvimento das pessoas é fundamental, pois depende delas a aplicação das práticas de ESG. “Por isso o processo de governança nas organizações é estratégico para que se avance nesta pauta”, pontuou.
Andreia Valim: "envolvimento das pessoas é fundamental"
Programação
Os três pilares do ESG – meio ambiente, social e governança – foram abordados nas atividades do encontro.
Para a palestra de abertura, um nome de peso no cenário da sustentabilidade no âmbito nacional: o professor Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas em Sustentabilidade Empresarial do Brasil. Presidente e fundador da Idea Sustentável e idealizador da Plataforma Liderança com Valores, um dos maiores movimentos de liderança para a sustentabilidade do Brasil, ele falou sobre “Desafios e tendências de Sustentabilidade e ESG “.
Ainda pela manhã houve a apresentação de três cases de empresas voltados à área social. Clarisa Daroit, diretora de Vendas e Novos Negócios e consultora Sênior da Mais Diversidade falou sobre a inserção das minorias na sociedade e o seu impacto nos resultados dos negócios. Na sequência, Fabrico Lopes Rodrigues, fundador da Mestre Carpinteiro, trouxe o relato dos projetos desenvolvidos pela empresa com apenados. Já Deise Ziebell, gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One Brasil, abordou os desafios da empresa no âmbito da responsabilidade social na integração com diferentes culturas.
A palestra ESG e mudanças Climáticas, apresentada pela presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Alessandra Lehmen, encerrou a programação da manhã.
Ambiental e Governança
Após o almoço de integração, realizado na Adunisc, os trabalhos foram retomados na parte da tarde com a apresentação de cases nas áreas ambiental e de governança.
A Diretora de Leaf da Philip Morris Brasil, Ayane Gitirana, falou sobre “Sustentabilidade e Inovação para um futuro sem fumaça”, abordado as inovações do projeto da empresa para um cigarro sem fumaça. Na sequência, Liliani Cafruni, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, e Márcia Eliana de Souza Correa , coordenadora do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais da empresa, apresentaram detalhes deste programa desenvolvido pela Corsan/Aegea .
A pauta ambiental contou ainda com os cases da BAT -“ESG Farms – Projeto de Agricultura Sustentável para Pequenas Propriedades na Cadeia de Valor do Tabaco”, apresentado por Amanda Cosenza - Head de Comunicação e Sustentabilidade na BAT Brasil; da JTI – “Avanços à proteção da biodiversidade”, apresentado pelo Bernhard J. Smid - gerente de Engajamento Social & Regulatório da JTI, e da Azul Conecta - “Inovação focada em sustentabilidade” - abordado por Cesar Avallone Merigo - gerente comercial sênior na empresa Azul Conecta do grupo Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
A parte final do evento foi dedicada aos cases de governança de organizações da região. Jorge Hoelzel Neto - facilitador de Direção e presidente do Conselho Consultivo da Mercur, Luiz Motta - diretor presidente na Excelsior Alimentos, Fabíola Eggers - gerente de Relações Institucionais na Fruki Bebidas e coordenadora da Divisão ESG da Federasul, e o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, apresentaram as experiências de suas organizações com as práticas de ESG.
Avaliação positiva
Para o advogado e professor Cassio Arend, um dos organizadores do evento, o ESG Experience foi uma grande oportunidade de compartilhamento de informações. “Percebemos que muitas empresas da região já estão avançadas nas práticas de ESG e isso serve de exemplo e estímulo a outras organizações, inclusive pequenas empresas, a também trilharem esse caminho”, destacou.
Já o presidente da ACI, Cesar Cechinato, avaliou o evento como “acima das expectativas”, principalmente com relação à grande presença de público. Resultados que serão analisados e podem abrir espaço para uma nova edição no próximo ano.
Cássio Arend: "oportunidade de compartilhamento de informações"
Pacto Ambiental
O evento ESG Experience também foi palco de uma ação inédita: a assinatura do Pacto pela Valorização Ambiental Regional entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), ACI, Afubra e SindiTabaco.
O objetivo do pacto é identificar e desenvolver práticas socioambientais para atender os municípios da região, integrando o Poder Público, entidades, empresas e comunidade para promover ações de sustentabilidade duradouras de médio e longo prazo.
Participaram do ato o prefeito de Vera Cruz e presidente da Cisvale, Gilson Becker, a prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany e as lideranças das entidades parceiras.
Confira o evento na íntegra no YouTube da ACI clicando aqui
Assinatura do Pacto Ambiental
Texto: Adriana de Farias Costa/Assessoria de Imprensa ACI