Anualmente a DPPSS lança edital para bolsas de Iniciação Científica dos Programas Institucionais CNPq e Fapergs - Edital ICs Externas CNPq/Fapergs.
O edital é aprovado no Conselho Acadêmico - CONAC e segue o Cronograma das Atividades de Extensão, de Pesquisa e de Inovação.
Edital N° 05/2023 - ICs externas CNPq/FAPERGS
Aditivo 01 ao Edital Nº 05/2023 - ICs externas CNPq/FAPERGS
Carga horária: 20 horas semanais
Remuneração: R$ 700,00 mensais (conforme tabela de valores CNPq)
A indicação do bolsista é realizada pelo docente orientador através do Workflow.
Após a aprovação da cota, o docente recebe uma tarefa “Indicar bolsista”.
Nesta atividade, o docente indica o aluno pelo número da matrícula e anexa os seguintes documentos:
Arquivos:
PDF do Currículo Lattes do aluno (gerado e publicado na Plataforma Lattes - www.cnpq.br)
Após a análise da DPPSS, o aluno é cadastrado na Plataforma Carlos Chagas.O bolsista receberá um e-mail automático para aceitar o termo de concessão e informar os dados bancários.OBS.: O aluno deve ter conta corrente no Banco do Brasil (não pode ser conta poupança e nem conta conjunta).O bolsista deverá aceitar o termo da bolsa até o dia 15 do mês corrente (mês da indicação), para a bolsa ser ativada e o pagamento ser realizado até o 10º dia útil do mês seguinte.O aluno faz o download do termo de concessão e repassa ao orientador.A DPPSS conclui a tarefa de análise/cadastro e devolve ao orientador para anexar o termo da bolsa.Após a conferência, o processo é concluído.
O docente acessa o Workflow e inicia o Processo de “Concessão e Gerenciamento das Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão para alunos da Graduação”, tipo de solicitação “Cancelar bolsista”.
Seleciona o nome do bolsista e informa o motivo do cancelamento.
Após análise da DPPSS, é aberto um novo fluxo de indicação (ver documentos na aba Indicação do Bolsista).
O bolsista deverá entregar relatório, independente de quantos meses atuou na bolsa. Ver roteiro na aba “Entrega de Relatório”.
A vigência das bolsas é de 12 meses, tendo início em setembro do ano corrente e finalizando no mês de agosto do ano seguinte.
Após o término da bolsa (agosto) o aluno tem 30 dias para fazer a entrega do relatório ao orientador, conforme roteiro abaixo.
O docente acessa o Workflow, processo de “Envio de relatórios de bolsistas”, seleciona o nome do aluno e anexa o relatório.
Após análise da DPPSS, o relatório é avaliado pelo Comitê Científico Unisc.
Finalizando a avaliação, o docente recebe o parecer do Comitê.
O atestado do aluno fica disponível no Portal do Estudante.
Arquivo:
Normatiza o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
EDITAIS