A profissão de assistente social se mostra como de grande relevância, uma vez que esse profissional carrega consigo um conjunto teórico, metodológico e técnico-operativo capaz de compreender a realidade com uma visão crítica e desvelar suas demandas, buscando medidas que beneficiem o desenvolvimento social. A atual arquitetura curricular do Curso de Serviço Social da Unisc, expressa um marco que define um novo tempo para o curso. O diferencial do Curso, pensado a partir da pedagogia de projetos, possibilita a liberdade para o aluno compor seu currículo, optando por projetos curriculares que vão ao encontro de suas buscas. A liberdade de escolha dos projetos curriculares, reside numa formação com mais autonomia de escolha pelos estudantes e, por conseguinte, de ampliação do espectro na construção do conhecimento de forma a responder às demandas da comunidade local e regional. Cabe considerar que, a responsabilidade com a formação de profissionais do Serviço Social no cenário do ensino superior, vem se tornando cada vez mais instigante e complexificada tendo em vista as mudanças que vêm ocorrendo na própria lógica de pensar e operacionalizar a formação superior no Brasil. Neste mister considera-se aspectos diferenciais do curso: inovação, criatividade, criticidade, propositividade, contato com a realidade social, transformação social. O currículo se organiza em torno de projetos curriculares, projetos de extensão, componentes curriculares eletivos, estágio curricular obrigatório e núcleo flexível.